quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Produzindo o sonho



Encontrei essa família em Salgado, cidade sergipana que fica a 53 km de Aracaju. A pauta era entrevista com famílias beneficiadas pelo ‘Programa Vida Nova Casa Nova’. Cheguei à cidade por volta das 15h com os meus colegas Zé Carlos (motorista), e Wellington Amarante (repórter de texto), e ouvimos o relato de Elmo Dantas, pastor evangélico que estava feliz da vida por finalmente ter conseguido sua casa própria.

O bate-papo durou uns 20 minutos e logo após iniciei a seção de fotos. Alguns repórteres fotográficos dizem que no fotojornalismo ‘legítimo’ não cabe o produzir uma foto. Somente os instantâneos e as composições de um olhar treinado. Nas assessorias de comunicação além dos instantâneos e ótimas composições também precisamos produzir fotos inúmeras vezes. E o resultado não deixa de ser fotojornalismo. Mas esse é um tema que poderemos aprofundar em outro post. Voltemos à seção de fotos.

Depois que fiz as fotos da família Dantas dentro da casa fomos até a varanda (frente, fachada, como queira). A luz não tava legal, e fiquei de retornar antes do pôr do sol. Daí ouço Zé Carlos me dizendo: “se precisar de luz aí acendo o farol do carro”! Disse pra ele que o problema era luz demais, e fui à forra quando mostrei o resultado da minha estratégia por uma melhor foto.

Abaixo, exemplos de algumas fotos produzidas que valorizam os textos em uma assessoria de comunicação.












Nenhum comentário:

Postar um comentário