quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Num dia o vice, no outro o governador








Estou desde maio na Secretaria de Comunicação do Estado de Sergipe. Cumpro as pautas da redação, incluindo os grandes eventos que envolvem o Governo. A tarefa de cobrir os “passos” do governador Marcelo Déda (baita responsa) é do meu colega Márcio Dantas. Quando aceitei o convite sabia que uma hora eu teria que acompanhar o excelentíssimo em alguma pauta, e falhar nem pensar.

Um dia antes, a tarefa foi com Belivaldo Chagas, vice-governador, em uma solenidade no 28º Batalhão de Caçadores do Exército (primeira foto). No local há um pátio enorme com pouca iluminação, e ISO 1600 é pouco pro lugar. Fotografei desfile, homenageados, cumprimentos, mas a foto, àquela que te ‘fala’ dever cumprido, não tinha conseguido ainda. Já estava me dirigindo ao carro quando outro batalhão me salvou. Eram os meus colegas da TV ávidos por uma declaração do vice-governador. Meia volta a volver, falei aos meus botões. Então olhei a cena, composição, enquadramento, e cliquei. Ganhei um dever cumprido com um sonoro boa noite.

No outro dia o telefone toca: “põe o terno que você vai acompanhar o governador!” Confesso que os meus dez anos de experiência não foram suficientes para esquentar a barriga. Chequei equipamento, lentes, flash, baterias, chequei de novo, e de novo. Quando cheguei na Câmara de Vereadores de Aracaju, local da pauta, percebi que a D2hs da Nikon granula muito acima do ISO 640. Resolvi usando o 400, 2.8, e baixas velocidades. Aos poucos o friozinho foi sumindo e eu já estava à vontade. Acho que passei no teste. Mas ficou o alerta do meu diretor de imprensa: “Em eventos como esse há duas coisas importantes, uma é o homenageado recebendo o Título, a outra é ele cumprimentando o governador. A entrega do Título você pegou”, disse ele. Aprendi mais uma vez. Não basta conversar, tem que ter aperto de mãos.



8 comentários:

  1. Vida longa ao blog e viva a Fotografia!

    obs!Agora faço o papel de chato.Vc acha a última foto imprescindível?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Não acho não Zambra. So coloquei pra reforçar o que falei no texto "acho que passei no teste". Não podia faltar a olho-de-peixe né,rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  4. Boa sacada, essa união de imagem e texto no blog. Aproveite e revise o 'havidos'. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. É Markito, o frio na barriga sempre vem... Mas vc, como sempre, arrasou!!!! Lógico, a repóter do gove também ajudou né???

    ResponderExcluir
  6. Paloma nem se acha, né? kkk
    Marquinhos, vc sabe que sou teu fã. Continue esse cara gente boa e super competente, viu? Tô por aqui acompanhando suas histórias.
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Ei,amigo, sucesso, sucesso, sucesso...
    Lembre-se: a gente sempre pode mais quando não se tem medo de trabalhar, batalhar por um ideal. Você nasceu para esta arte e vai looooooooooonge!
    Parabéns, o fotoblog está lindo, cheio de energia.
    Repito: S U C E S S O O O O O ...
    Janaína Santos

    ResponderExcluir