quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Lá no meu Sertão


Tenho uma forte ligação com o Sertão. Talvez seja por gostar mais de sol que de chuva, apesar de que tem dias que parece ter um sol pra cada sertanejo. A primeira vez que estive por lá foi num Passat 79, com o vidro da porta do passageiro emperrado e sem baixar de jeito nenhum. Mas não tive tempo de sentir o calorão da nossa estrela maior. O calor que eu sentia era o humano, emanado pelos vaqueiros, pelas ‘galegas’, e velhinhos sentados à porta com seus chapéus de couro.

De lá pra cá se passaram dez anos, e muitas foram as aventuras. A maioria guiada pelo meu irmão, sargento da PM especializado em caatinga, que se apaixonou por uma galega e fixou residência em Poço Redondo. Com ele já vi pega de boi no mato, corrida de argola, e ouvi o aboio e os pífanos dos Vito, família de artistas populares da Região. Tomei cachaça ao lado de fogueira e espantei os 12 graus de uma noite com muita neblina em Santa Rosa do Ermírio; e ainda conheci Zefa da Guia, uma parteira com mais de 5 mil partos e um sorriso contagiante.

Em dezembro de 2008, após um período de quase um ano sem vê-lo, fui ao seu encontro. Percebi algumas mudanças ‘ interessantes’. As motos popularizaram-se de tal forma que falta lugar até pra por os cavalos na sombra. Até som de carro com uma bateria carregada pela luz solar encontrei (e fiz a foto é claro, mas fica pra um outro post), tecnologia ao serviço dos ‘arrochas’, e de algumas duplas ‘sertanejas’. Uma vez ou outra ainda rola um Cara Véia, em homenagem ao finado. Modismo que encontramos em qualquer outra Região. Mas algumas coisas no Sertão são únicas. O pôr do sol é único, o céu de estrelas é único, e o amanhecer do Sertão é infinitamente único. Sempre que estou por lá (e durmo sóbrio) me acordo às 4h30 e me embrenho na caatinga. O céu parece uma tela com uma constante movimentação de cores. Tiro os gravetos da frente, busco o melhor enquadramento, e sou capturado pelo momento.


Um comentário:

  1. Dom MArquito.... sem dúvida nenhuma.... o Pôr do Sol do sertão é único... estou precisando dessa luz no meu rosto novamente!!

    Abraço forte e parabéns pelo Blog...

    ResponderExcluir